Projetos Arquitetônicos

Projeto 3D

O projeto 3D é elaborado em uma perspectiva tridimensional, de todo o projeto, busca representar por meio de dimensões espaciais, fornece detalhes precisos, como metros quadrados, disposição e modelo dos móveis. Esses recursos podem ser modificados de acordo com as preferências do consumidor, o aproveitamento do espaço e a decoração.

Projeto 2D

O desenho 2D é desenvolvido em uma perspectiva bidimensional, com representação de altura e largura em uma superfície plana, onde o plano de projeção pode ser a tela do computador ou uma folha de papel, e requer a capacidade de visualização espacial de seu detalhamento.

O Projeto arquitetônico é o ponto de partida para quem quer construir bem, independente se é uma casa, um edifício ou uma indústria. Nesse processo é fundamental a presença de um engenheiro civil para desenvolver uma construção de acordo com as especificações e necessidades do cliente, com estilo bonito e funcional, com ambientes ou cômodos bem dimensionados, com ventilação e iluminação adequada, harmonizando tudo isso com o local da obra e seu entorno e, respeitando o Código de Obras vigente do município para que o projeto seja devidamente aprovado na prefeitura da cidade. Não importa se a obra é grande ou pequena, de baixo ou alto padrão, o projeto arquitetônico é indispensável e essencial pois é ele quem vai descrever como será o imóvel servindo de base para os projetos complementares da construção.

Projetos Complementares: Estrutural, Elétrico e Hidráulico

Antes de iniciar a obra deve-se ter em mãos os projetos complementares, que são desenvolvidos por um engenheiro civil, dando mais eficiência a edificação, são eles:

Este projeto é indispensável e deve ser projetado por um engenheiro civil que fará o cálculo das fundações e das estruturas da edificação. O projeto estrutural é importantíssimo, pois através dos cálculos estruturais garantirá que a construção vai ficar de pé e evitar futuros problemas como rachaduras e desabamentos.

Projeto Estrutural
Projeto Elétrico

Especifica os circuitos elétricos e seus componentes, como número de pontos e distribuição de tomadas, interruptores, luminárias e ar condicionado, determina também as cargas e potências de energia, tipos de fiação, aterramento, passagem de eletrodutos e o quadro de distribuição com os disjuntores.

Projeto Hidráulico

Especifica, dimensiona e distribui os componentes hidrossanitários (vasos, pias, torneiras, chuveiros e registros), captação de água pluvial (água da chuva), esgoto, reservatório como a caixa d’ água, tubulação de água fria e quente.

Esses três tipos de projeto complementar são muito importantes durante a construção de qualquer tipo de imóvel: residencial, comercial ou industrial, e podem evitar futuros problemas na construção. Ainda existem outros projetos auxiliares que são opcionais durante o planejamento e construção, mas são bem vindos como: projeto de telefonia e rede, luminotécnica, climatização, segurança, automação, proteção contra incêndio, paisagístico e de interiores.